8 dicas para organizar o almoxarifado de sua empresa

Uma das áreas mais importantes da empresa, o almoxarifado tem papel essencial para o bom desempenho da logística de forma rápida, produtiva, eficiente e eficaz. No entanto, devido a tantos processos que envolvem o ambiente de trabalho, não raro esse setor deixa de ser colocado no planejamento da empresa desde o início, ou não recebe os cuidados necessários. A falta de atenção a esta área pode ser prejudicial aos negócios, visto que o pode afetar a agilidade das entregas e gerar prejuízos ocasionados pela perda de validade de produtos, por exemplo. Neste texto, trazemos algumas dicas para te ajudar a organizar o almoxarifado de sua empresa.

1. Tenha o espaço adequado

É importante escolher um espaço que se adeque às necessidades do negócio.  A escolha do local deve levar em conta aspectos como a quantidade de mercadorias a serem estocadas, o tamanho delas e sua rotatividade. Também é importante considerar o crescimento da empresa, que quanto maior, mais espaço requer. Outra dica é criar setores dentro do local para o manuseio, divisão e embalagem dos produtos.

2. Mantenha a limpeza do local

Apesar de ser uma ação aparentemente óbvia, a limpeza dos almoxarifados ainda é negligenciada por muitas empresas, resultando no aparecimento de baratas e animais peçonhentos e outros bichos que podem deteriorar os móveis e a mercadoria. É importante lembrar que o acúmulo de produtos de forma desorganizada prejudica a produtividade dos colaboradores, além do desperdício de tempo e espaço.

3. Posicione os produtos de acordo a carga e descarga

Com esse procedimento, a entrega acontece mais rapidamente. É necessário fazer um planejamento dos locais exatos para carga e descarga e abrir um espaço para facilitar o fluxo de recebimento, separação e saída.

4. Instale prateleiras inteligentes
Essas prateleiras aumentam a capacidade de armazenamento do almoxarifado, e devem levar em consideração as dimensões dos produtos e o peso.  É necessário decidir com atenção a altura máxima das prateleiras, e quais equipamentos devem ser instalados para facilitar o acesso aos produtos.

5. Garanta a temperatura ideal

É preciso atentar-se às formas de manuseamento que cada produto requer. Algumas mercadorias não podem ficar expostas ao calor ou à luz, por exemplo, necessitando assim de instalação de ar condicionado, ventiladores, janelas entre outros.

6. Atualize o inventário

O inventário é uma ferramenta chave para o controle e organização dos produtos do almoxarifado, já que ele é responsável por identificar, classificar e contar das mercadorias dispostas nas prateleiras.  Um inventário atualizado evita perdas e possibilita uma entrega mais rápida de produtos.

7. Atenção ao controle a saída de materiais

Para evitar erros de entrega de material, esquecimento de envio de nota fiscal, entre outros transtornos, é necessário uma atenção redobrada ao processo de saída de materiais.

8. Capacite sua equipe

Para evitar erros e dar soluções adequadas aos imprevistos que possam surgir, a equipe que controla o almoxarifado deve dominar todos os procedimentos e tecnologias utilizadas para a manutenção adequada dos produtos.

Conte com a RBW – O Grupo RBW oferece soluções completas em segurança patrimonial. Contamos com profissionais capacitados e treinados para otimizarem as atividades do seu negócio. Deste modo, enquanto facilitamos seu trabalho, você terá tranquilidade de saber que sua empresa alcançará sempre os melhores resultados. Para saber mais, entre em contato conosco.

Leave A Comment