Como a logística de armazenagem pode colaborar na organização de supermercados

O que você precisa saber sobre a mudança na lei trabalhista
04/05/2018
Gestão de facilities: como vencer os obstáculos da sustentabilidade?
16/05/2018

Dentro de uma empresa, existem diferentes tipos de segmentos que trabalham em conjunto e que são responsáveis pela estrutura do negócio em si. A área responsável por prover recursos e informações para a execução das atividades de uma organização é definida como Logística. Operacionalmente, ela administra recursos materiais, financeiros, pessoas e informações, gestando e monitorando toda a parte de entrega e recebimento de produtos e serviços.

Quando voltamos o olhar para o setor de armazenagem de produtos, vemos ainda mais acentuada a consciência da importância da logística. Neste âmbito,  esse processo é definido como logística de armazenagem ou também Warehouse Management System – WMS. O WMS gerencia a área de suprimentos (ou supply chain) e fornece rotação dirigida de estoques, diretivas inteligentes de picking, consolidação automática e cross-docking para maximizar o uso do espaço dos armazéns. Entendendo de forma mais esmiuçada: a logística de armazenamento dinamiza o processo, desde o contato com o fornecedor do produto até o cliente consumidor final.

 

E quais são as vantagens da WMS para a organização de supermercados?

 

  1. APLICAR A LOGÍSTICA DE ARMAZENAGEM/WMS MELHORA A DINÂMICA DO FLUXO DE PRODUTOS: Como os Supermercados trabalham com um volume elevado de mercadorias de naturezas diferentes, gerenciar espaço físico, estocagem, embalagem, carregamento, recebimentos, inspeção e expedição exige uma dinâmica eficiente e alinhada ao fluxo dos produtos, de pessoas e tamanho do próprio supermercado. Administrar e fazer com que essa dinâmica esteja sempre em movimento é responsabilidade da WMS.

 

  1. PROJETA AS ESTRUTURAS FÍSICAS DE ACORDO COM A NECESSIDADE E PORTE DA ORGANIZAÇÃO: Alguns produtos possuem especificidades em relação ao seu armazenamento e estocagem. Utilizando sistemas de armazenagem é possível planejar o espaço e buscar o melhor aproveitamento e melhor operação para o estoque. Em geral, na maior parte das vezes, contam também com sistemas cantilevers e porta-paletes para auxiliarem na manutenção e movimentação dos produtos. Tudo isso de forma eficiente, cabendo ao gestor escolher o que se adeque melhor à realidade.

 

  1. REALIZA PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO NO ESTOQUE: Armazenar e pensar como dispor os produtos – mais leves e menores nas partes de cima, por exemplo – é um dos princípios que norteiam a disposição geral. Pensar além, ação sinalizada na WMS, é saber que produtos que tem alta demanda de venda devem estar posicionados para fácil acesso ao funcionário já que a rotatividade é maior para reposição.

 

  1. CONTROLE EFICIENTE DE ESTOQUE: Controlar eficientemente um estoque não requer apenas possuir um trânsito interno adequado para a movimentação de produtos. Este processo também leva em conta todas as atividades de armazenagem e que afetam diretamente nos resultados produtivos e financeiros da empresa. Para supermercados, independente do porte, os custos são altos e garantir boa oferta de produtos, com qualidade e bom atendimento, é essencial. Sendo assim, é importante garantir um bom gestor que possua formação e experiência na área, para que ele realize as atividades da melhor forma possível, integrando-as e coordenando-as de forma responsável e assertiva.

 

Dizer que a tecnologia é uma forte aliada à WMS é extremamente importante, já que hoje existem no mercado softwares que gerenciam o processo, o que auxilia a manutenção da logística geral, diminui custos e melhora a dinâmica das operações em conjunto com os gestores logísticos.

É um fato inegável que a logística de armazenamento, ou WMS, pode trazer soluções importantes dentro da organização dos Supermercados, independentemente do tamanho e da rotatividade de produtos. Ela é altamente adequável à realidade das empresas, podendo ampliar e auxiliar na expansão do negócio em si. Aplicá-la ao negócio trará benefícios a pequeno, médio e/ou longo prazo, indo de acordo com a missão de cada estabelecimento.

Comentários

comentarios

Contato