Gestão industrial: é possível integrar serviços terceirizados e internos?

A gestão industrial demanda diferentes tipos de ações para que todos os processos ocorram de forma correta e eficaz, e garantam qualidade aos clientes do negócio. É por isso que é comum encontrar indústrias que, dada a variedade e quantidade de atividades desempenhadas em seu interior, recorrem às empresas de terceirização em busca da otimização de sua produção. No Brasil, por exemplo, de acordo com a Relação Anual de Informações Sociais (Rais) de 2015, cerca de 25% da mão de obra empregada é advinda de empresas terceirizadas.

Por meio da terceirização, o controle e a execução de determinadas funções são repassados à outra empresa, de modo que o processo de contratação de funcionários, regularização trabalhista e outras questões relacionadas aos funcionários tornam-se responsabilidade da terceirizada. Assim, uma grande indústria, por exemplo, ao invés de lidar sozinha com a contratação de diversos colaboradores internamente, para diferentes áreas, pode delegar essa tarefa a uma empresa que já tem experiência nesse tipo de atividade e, por isso, garantirá que funcionários altamente capacitados desempenhem as atividades solicitadas com eficácia e qualidade.

Mas, se nessa indústria ainda existem serviços internos, como integrar esse tipo de atividade com os serviços terceirizados? Antes de qualquer coisa, é necessário que o gestor dessa organização faça um estudo aprofundado de todos os processos que nela ocorrem, para que seja possível identificar quais áreas podem ser delegadas à empresa contratada. Por meio dessa análise, deve-se procurar também averiguar quais são as prioridades da empresa, bem como quais são as suas reais demandas.

Com esse estudo em mãos, o gestor industrial entenderá melhor a rotina de trabalho da empresa e quais são as possibilidades cabíveis, tendo em vista o nível de investimento que poderá ser realizado à curto e à longo prazo. Após o recolhimento de todo esse rol de informações, haverá mais clareza no momento de definição dos serviços a serem terceirizados e isso facilitará também o processo de integração dessas atividades aos serviços internos da indústria. Pois, se há um planejamento e uma definição bem estruturada de todos os processos que ocorrem na organização, a integração entre serviços terceirizados e serviços internos somente trará benefícios.

De acordo com uma pesquisa realizada pela Confederação Nacional da Indústria (CNI) em 2014, cerca de 69,7% das empresas industriais – de transformação, extrativas e construção civil – utilizam serviços terceirizados e, dessas, 84% pretendem manter ou ampliar esse tipo de serviço nos seus negócios. Ainda conforme a pesquisa, a terceirização está integrada de tal modo à estratégia das indústrias, que mais da metade desse setor seria afetado de modo negativo se esse tipo de prestação de serviços não existisse.

E engana-se quem imagina que a terceirização limita-se a prestação de serviços de apoio, como segurança e limpeza. Um número significativo de indústrias, ao recorrerem aos serviços terceirizados, buscam funcionários que desempenhem atividades diretamente ligadas às suas estratégias produtivas. Ainda conforme a pesquisa da CNI, por exemplo, dos quatro principais serviços terceirizados, três fazem parte desse rol de atividades: montagem e manutenção de equipamentos industriais (56,2%), logística e transportes (54,7%) e serviços de consultoria técnica (47,3%).

Dados como esse reiteram a força da terceirização como um processo moderno de organização empresarial, que tem promovido, de forma eficaz, a integração de empresas no fornecimento de bens e serviços. Buscar serviços terceirizados não é apenas uma solução para falhas existentes no processo de produção de uma indústria, mas também é apostar num tipo de parceria que potencializa os resultados do negócio, por meio da redução de custos e da otimização do tempo de produção. Além disso, ao contratar uma terceirizada, a indústria conquistará uma melhora considerável na qualidade dos seus serviços, fato que afetará positivamente a competitividade dessa organização no mercado.

Ficou interessado(a) em garantir o sucesso do seu negócio? Contate a RBW, empresa referência, quando o assunto é terceirização. Atualmente, prestamos serviços para grandes empresas, dispostas em diferentes estados do Brasil. Faça parte você também dessa parceria e garanta eficiência e lucratividade à sua empresa. RBW, nosso trabalho é facilitar o seu.

[maxbutton id=”1″ url=”http://rbwgrupo.com.br/contato/” ]

Leave A Comment