Mitos sobre a terceirização

Hotelaria hospitalar: qual sua importância e como equilibrar o contrato desse serviço no orçamento do hospital?
21/06/2018
Qual a importância os serviços de facilites nos bancos e nas instituições financeiras?
06/07/2018

Business situation, job interview concept.

Lidar com algo novo ou desconhecido pode gerar desconfiança ou medo do surgimento de efeitos inesperados. Entretanto, quando são utilizadas as mesmas práticas recorrentemente, perde-se a oportunidade de alcançar conquistas e resultados positivos que, de outro modo, não seriam obtidos. A terceirização, por exemplo, carrega muitas dúvidas e, por vezes, mitos que deturpam os benefícios que esse tipo de processo pode trazer para as empresas e organizações. Alguns afirmam que a utilização serviços terceirizados é uma prática insegura e que pode gerar prejuízos e riscos para o empreendimento. Outros, por estarem acostumados às formas tradicionais de contratações trabalhistas, propagam que a terceirização não é um processo promissor e que, por isso, prejudicará o andamento do negócio.

Por estar imersa em um contexto permeado por diversos julgamentos precipitados, a terceirização, muitas vezes, deixa de ser visualizada em sua real função: um processo inteligente e de metodologia trabalhista eficaz. É por isso que é primordial que alguns dos mitos sobre os serviços terceirizados sejam abordados para que seja possível compreender esse processo por meio de fatos reais e não através de suposições geralmente infundadas.

Dentre os mitos que fazem parte do cenário da terceirização, está a ideia de que os serviços prestados por uma fornecedora são precários. Esse conceito é extremamente equivocado, visto que os profissionais terceirizados, em alguns casos, são mais capacitados para exercerem suas funções do que os colaboradores contratados diretamente pela organização. Isso ocorre porque uma terceirizada tem o compromisso de entregar nas mãos de seu cliente os melhores trabalhadores: bem treinados e formados. Por isso, a terceirizada investe constantemente em atualizações e treinamentos, uma vez que com uma boa capacitação, seus funcionários serão capazes de desempenhar o serviço de forma eficiente e correta. Além disso, uma das metas de uma empresa terceirizada é sempre manter a qualidade na prestação dos seus serviços para que seus clientes se fidelizem e tenham a tranquilidade de saber que as atividades de sua organização estão sendo bem geridas.

Outro mito que permeia o setor de serviços terceirizados é o de que a empresa é obrigada a ter funcionários internos. Na verdade, de acordo com as novas leis trabalhistas, qualquer organização pode terceirizar todas as suas atividades comerciais e processos internos. Então, se tal prática for adequada à rotina organizacional de uma empresa, nada impede que ela mantenha em seu corpo de funcionários apenas colaboradores encaminhados por uma terceirizada. Ademais, alguns empresários carregam consigo a insegurança e propagam esse mito devido ao receio de terem que fiscalizar e gerir a prestação fragmentada de serviços oferecidos por diferentes empresas terceirizadas. Entretanto, atualmente, as fornecedoras têm estado cada vez mais completas e, por isso, comportam uma extensa gama de atividades. Tal fato garante aos empreendedores a possibilidade de contratarem apenas uma empresa terceirizada e, com isso, terem menos trabalho na hora de gerir o contrato e de fiscalizar a prestadora de serviços.

Muitos também acreditam que, com a terceirização, as relações trabalhistas poderão apresentar problemas. Com a instauração das recentes leis do trabalho, houve um grande alarde a respeito dos direitos e deveres dos funcionários. Contudo, conforme o Projeto de Lei 4330/04, as relações trabalhistas permanecem garantidas por lei. Dentre os benefícios a serem pagos pela fornecedora a seus colaboradores, estão: 13º salário, FGTS, INSS, horas extras e férias.

Ainda existem outros mitos que circundam a questão da terceirização e que provavelmente continuarão circulando entre as conversas de alguns empreendedores. Mas, não deixe que suposições e pensamentos infundados lhe impeçam de enxergar as possibilidades conquistadas com a terceirização de determinados serviços de sua empresa. Pesquise, se informe e desfrute das vantagens da terceirização, que serão visualizadas nos resultados obtidos pelo seu negócio. Conte com a RBW, estamos à disposição para buscar as melhores soluções para a sua empresa.

Comentários

comentarios

Contato