O objetivo da Inovação – Metas Inovadoras

Terceirização: o que é e como posso agregá-la à minha empresa?
01/02/2018
Garantimos tranquilidade para você focar no core do seu negócio
02/02/2018

O verbo inovar vem sendo ressoado aos quatro cantos deste mundo como a estratégia fundamental de toda empresa que deseja crescer no mercado atual. Mas, afinal de contas, o que é inovar?

O conceito de inovação é, de fato, bastante utilizado no contexto empresarial, ambiental ou mesmo econômico. Neste sentido, o ato de inovar significa criar caminhos ou estratégias diferentes das habituais. É inventar, sejam ideias, processos, ferramentas ou serviços.

Contudo, o conceito não deve ser rígido na obrigatoriedade de criar algo novo, mas de ressignificar valores, conceitos, organizações e conferir visibilidade à empresa frente ao público que se planeja atingir. Ela aproxima-se mais do sentindo da adaptação planejada do que da novidade. E daí parte a pergunta: inovar pra quê? Por que minha empresa deve inovar?

Podemos responder a essa pergunta, de forma quase instintiva (mas altamente assertiva), com o objetivo primordial de uma empresa que deseja ser competitiva no mercado: para obter resultados, dentro de seu filão, concomitantemente às mudanças que ocorrem nas estruturas sociais e econômicas a qual está inserida. O objetivo de uma empresa que deseja inovar é esse. Sem rodeios, palavras bonitas e eloquências.

E de que forma podemos visualizar inovação? Como ter uma meta inovadora? A inovação de uma empresa é medida pela habilidade de gerar novas ideias e de combiná-las aos elementos existentes. Sendo assim, ela pode vir na constante reflexão da missão da empresa, reformulando valores e reestruturando a marca e o seu posicionamento no mercado. Pode também colaborar para a implantação de melhorias estruturais internas (como uma nova frota para rondas) que sejam mais adequadas e que tenham uma performance melhor. É possível inovar nas plataformas digitais agregadas no recrutamento e na seleção de pessoal. As possibilidades são imensas e tudo isso são formas de trazer a inovação para o meio interno de sua empresa, atrelando-a às necessidades da mesma.

Em resumo, a inovação pode ser definida como a exploração bem-sucedida de novas ideias direcionadas às metas e é o fator essencial para sustentar a competitividade e a geração de benefícios reais à empresa.

Comentários

comentarios

Contato