O que é melhor: ter uma equipe interna ou terceirizar um setor?

Como contratar serviços terceirizados?
26/07/2018
Entenda como a terceirização pode diminuir os riscos jurídicos da empresa
10/08/2018

Group of three young business people smiling and standing one after another with office window in background. Woman with her arms crossed is standing between two men.

Quando se fala na terceirização, muitas são as possibilidades e a escolha por um ou outro caminho dependerá da estrutura e das metas que o negócio pretende alcançar. Já se sabe que com as alterações na legislação, os empresários podem terceirizar qualquer atividade de sua organização, seja ela uma atividade-fim, ou seja uma atividade-meio. Assim, cabe ao gestor empresarial definir qual método de terceirização se adequará melhor ao fluxo de trabalho e às necessidades da organização.

QÉ preciso reconhecer que a terceirização é uma alternativa extremamente valiosa para as empresas que não têm experiência de atuação em determinado setor ou quando seu tempo e recursos são escassos. Deste modo, ao invés de deixar de oferecer determinado serviço ao seu cliente final, com a terceirização o empresário tem a oportunidade de proporcionar ao seu público serviços de qualidade, desempenhados por pessoas verdadeiramente capacitadas para tanto. Se as vantagens dos serviços terceirizados são tão expressivas, quando, então, é a hora de decidir entre ter uma equipe interna ou terceirizar um setor? É o que esse artigo da RBW irá abordar. Leia abaixo alguns tópicos sobre as vantagens da terceirização e sobre quando é o melhor momento para se optar por esse tipo de parceria.

 

Serviços especializados

 

Quando o empresário percebe que os setores de sua empresa desempenham suas funções sem explorarem todo o potencial da área, é hora de considerar a contratação de serviços terceirizados. Por meio da terceirização, é certo que a organização contará com uma equipe altamente capacitada e treinada para a execução das atividades do setor. Além disso, as terceirizadas oferecem expertise na área para qual são contratadas. Sendo assim, não será preciso se preocupar com a formação dos profissionais e se eles terão capacidade para arcar com todas as reponsabilidades do setor, pois é certo que tais colaboradores desempenharão suas atividades com maestria, qualidade e comprometimento. Além disso, por possuírem maior capacitação, os profissionais advindos de uma terceirizada terão mais conhecimento para administrar os recursos do negócio de forma otimizada e sem desperdícios.

 

Mais flexibilidade

 

Algumas organizações tem um ritmo de trabalho que varia a depender das demandas do mercado ou em razão da própria especificidade do setor. Nesse contexto, gerenciar a contratação, permanência ou até mesmo o desligamento de uma equipe interna poderia gerar custos elevados e muitas dores de cabeça. A terceirização pode ser uma boa alternativa para esses tipos de negócio, uma vez que a adaptação às necessidades da contratante é uma premissa seguida por todas as terceirizadas. Deste modo, se o negócio tem intenções de mudar, instalar novar filiais ou até mesmo reestruturar seus setores, a flexibilidade dos serviços terceirizados será uma ferramenta muito útil para que a empresa prospere de forma equilibrada e sem grandes transtornos.

É válido lembrar também que os contratos com as empresas de terceirização podem ser estruturados para que sempre haja uma equipe disponível para o desempenho das atividades e para que esse time seja compatível com as necessidades atuais do negócio. Assim, se for necessário aumentar, alterar ou reduzir o corpo de funcionários, basta contatar a terceirizada e ela fará as adaptações necessárias para anteder as particularidades da organização.

 

Diminuição de trabalho administrativo

 

Ao se terceirizar um setor de uma empresa, é necessário, sim, gerenciar o processo. É importante realizar o acompanhamento do dia-a-dia dos funcionários, verificar algumas questões burocráticas e documentações. Entretanto, esse acompanhamento dos serviços de uma empresa terceirizada não tem o peso da gestão de uma equipe interna. Pois, na terceirização as obrigações do empresário tornam-se bem mais limitadas, uma vez que haverá outra empresa administrando, gerindo e organizando toda a equipe contratada.

Com a contratação de serviços terceirizados, torna-se possível delegar parte das atividades administrativas para uma empresa dedicada, compromissada e experiente. Assim, haverá mais tempo para ser dedicado à organização e ao investimento nas áreas centrais da empresa.

 

Conte com a RBW. Contamos com profissionais capacitados e treinados para otimizarem as atividades do seu negócio. Deste modo, enquanto facilitamos seu trabalho, você terá tranquilidade de saber que sua empresa alcançará sempre os melhores resultados.

Comentários

comentarios

Contato