Quais as vantagens da terceirização em logística?

Os processos de logística de uma empresa demandam a utilização de diversos recursos e, em alguns momentos, esse tipo de atividade pode gerar gastos. Se não controlados, esses gastos causarão prejuízos incontroláveis no negócio e, consequentemente, provocarão uma crise organizacional. Sendo assim, é importante que essa área seja gerida não somente como forma de contenção dessa situação, mas também como modo de prevenção e de otimização das atividades desempenhadas.

Nesse contexto, é necessário que os gestores da organização tenham o preparo correto para que o planejamento e a execução de soluções não sejam falhos e gerem ainda mais situações problemáticas na empresa. E aí que a terceirização surge como uma vantagem. Esse tipo de prestação de serviços fornece à empresa contratante a certeza de que os processos serão realizados por profissionais capacitados e devidamente treinados. Tal garantia fornece aos gestores do negócio mais facilidade na hora de delegar tarefas e também no momento de identificar quais âmbitos do setor de logística estão, ou não, entregando os resultados esperados.

A terceirização dos processos de logística de uma organização abrange áreas como: armazenagem, montagem de pedidos, controle de recebimento, conferência, transporte, entre outras atividades. Ao optar pela prestação desse serviço, é possível terceirizar apenas algumas dessas funções ou delegar todo o setor à terceirizada.

Antes de contratar os serviços, é importante fazer uma análise do custo benefício desse processo e, por meio dele, analisar o nível de investimento que poderá ser realizado no momento atual do negócio. Mas lembre-se, caso encontre um preço muito abaixo do valor cobrado no mercado, desconfie. Pois, talvez essa empresa não possua uma estrutura adequada e os recursos necessários para desempenhar os serviços contratados de moto satisfatório, correto e eficiente em sua organização.

Após a decisão de terceirizar o setor de logística do negócio, inúmeros benefícios serão conquistados. A primeira das vantagens adquiridas é a redução de custos, que poderá ser percebida tanto nos processos administrativos, quanto nos processos operacionais da empresa. A folha de pagamento, por exemplo, não pesará tanto nos gastos empresariais mensais, visto que as despesas com funcionários serão de responsabilidade da terceirizada. Além disso, a depender da empresa contratada, os custos com uma frota própria ou com a construção de um galpão logístico poderão ser dispensados. Também é válido destacar que, ao contar com os serviços terceirizados, o gestor da organização pagará somente pela atividade que contratou e, consequentemente, poderá transformar os custos fixos em custos variáveis, fato que proporcionará a otimização do fluxo de caixa.

Outra vantagem conquistada é a qualidade no desempenho das operações. Quando os serviços de logística são executados por trabalhadores contratados internamente, é possível que tais atividades não sejam desempenhadas de forma eficiente. Isso pode ocorrer tanto pela falta de preparo e gestão correta dos colaboradores, quanto por problemas no processo de seleção desses funcionários. Com a terceirização, situações como essa são muito raras, pois os trabalhadores contratados são capacitados para executarem com qualidade e eficiência as atividades de sua responsabilidade. Esses profissionais também são treinados para fazerem o uso dos recursos do modo mais otimizado possível, fato que diminui desperdícios e, por consequência, garante mais lucratividade ao negócio. Por essas razões, os resultados entregues pela terceirização em logística costumam ser altamente satisfatórios, uma vez que são desempenhados de modo profissional, moderno e eficaz.

É válido ressaltar também que, com a terceirização da logística, há a preocupação constante da terceirizada em utilizar equipamentos de ponta, que possuam uma tecnologia adequada para a otimização das operações. Assim, as ferramentas e os veículos usados para atividades como armazenagem, acondicionamento e movimentação de materiais, bem como o transporte de mercadorias, são constantemente submetidos à manutenções e, até mesmo, à substituições. Esse tipo de cuidado assegurará uma gestão mais eficaz, o que conferirá mais agilidade e lucratividade nos processos de logística do seu negócio.

Como é possível perceber, ao terceirizar a logística, não só os processos desse âmbito usufruirão dos benefícios citados, mas toda a empresa será afetada pelos reflexos positivos advindos dessa decisão. A RBW possui experiência quando o assunto é terceirização e está preparada para atender o seu negócio e garantir que sua gestão seja cada vez mais eficiente. Na área de logística, oferecemos serviços de controle de recebimento, operação, supervisão e auxílio, conferência, almoxarifado e empilhamento. Entre em contato conosco e tenha mais tranquilidade na gestão das atividades de logística de sua empresa.

[maxbutton id=”1″ url=”http://rbwgrupo.com.br/contato/” ]

Leave A Comment