Quais são os benefícios da terceirização dos serviços de limpeza para a gestão de uma empresa?

Como os shoppings centers podem ser beneficiados com a terceirização?
07/06/2018

A limpeza é um dos aspectos mais importantes de uma empresa. Um ambiente limpo demonstra profissionalismo e gera confiança, sendo decisivo na satisfação do cliente. Por isso, é preciso que os serviços de higienização sejam de alta qualidade, o que demanda profissionais adequados que prestem atenção aos detalhes, produtos apropriados, além de terem um cronograma adaptado para que o local nunca aparente estar precisando de limpeza, entre outros fatores.

Para que isso seja administrado internamente, a gestão da empresa deve realizar o trabalho árduo de administrar a compra de materiais e equipamentos, além de todos os assuntos trabalhistas que envolvem os funcionários. Se alguma das tarefas que cercam o processo de limpeza for negligenciada, as consequências serão desastrosas. Com isso, os gestores podem ficar sobrecarregados e deixarão de se concentrar em outras atividades da empresa, que demandam a mesma, ou até maior, atenção. Por esses motivos, a alternativa de terceirizar o serviço é uma ótima opção, que irá trazer muitos benefícios à empresa.

A contratação de uma empresa especializada alivia os gestores de muitas preocupações. Sabendo que os serviços de limpeza estão nas mãos de uma terceirizada qualificada, os gestores podem se dedicar com tranquilidade a outras demandas de administração.

Além disso, desde que seja feita da maneira correta, o nível de qualidade da limpeza da organização irá aumentar, já que o responsável será uma fornecedora que se dedica a esse serviço de forma otimizada e com colaboradores bem treinados. O investimento em inovações da área de limpeza provavelmente não ocorrerá em uma organização que não seja especializada nisso e, se ocorresse, iria diminuir a qualidade dos outros serviços. Por isso, é aconselhável confiar esse tipo de serviço à uma empresa que irá, de fato, investir em melhorias na área de higienização.

Outra vantagem é em relação às faltas de funcionários, que podem ocorrer ocasionalmente. Isso seria um grande obstáculo para a empresa lidar internamente. Porém, a empresa especializada conta com uma equipe de reserva técnica, que irá repor o funcionário, com outro igualmente capacitado, com rapidez e facilidade.

O nível de especialização garante uma limpeza mais eficiente e profissional, contando com métodos e processos próprios, que foram estudados e escolhidos de modo a propiciar a melhor forma de execução do serviço. A empresa especializada com uma gestão focada em resultados irá conseguir o máximo de produtividade dos colaboradores, levando a resultados melhores.

No caso da terceirização, os funcionários que irão cuidar da limpeza da empresa terão vínculos trabalhistas apenas com a fornecedora, o que significa menos riscos de problemas relacionados a esse aspecto (a demissão, por exemplo, não seria uma preocupação).

Por fim, a terceirização também pode reduzir os custos da empresa, sendo uma de suas principais vantagens. A redução seria percebida na minimização dos gastos com produtos e do desperdício, e também no menor custo com rescisões, trocas de funcionários, substituições nas férias e faltas.

Comentários

comentarios

Contato