Qual a importância os serviços de facilites nos bancos e nas instituições financeiras?

Mitos sobre a terceirização
29/06/2018
Você conhece os principais serviços de segurança patrimonial?
12/07/2018

Sabemos que algumas organizações trabalham tipos de serviços mais complexos e minuciosos, que demandam uma alta carga de concentração e motivação dos funcionários para que sejam desempenhados de forma eficaz. No setor de instituições financeiras e dos bancos, por exemplo, várias atividades delicadas devem ser exercidas corretamente em um curto prazo. Em muitos casos, tais tarefas são executadas sem o cuidado necessário e isso ocorre, principalmente, porque a empresa ainda não conseguiu colocar em prática uma gestão organizacional eficiente. Tal fato ocasiona a sobrecarga dos funcionários, que acabam sendo abarrotados de funções extras.

A otimização, nas empresas que executam atividades complexas, é uma das palavras-chave para que a organização consiga crescer e ter espaço no mercado. Ao falarmos sobre esse aspecto, muitos acreditam que otimizar significa reduzir a capacidade e oferta de serviços e, consequentemente, diminuir o nível do negócio. Mas, na verdade, quando se fala em otimização, fala-se em distribuir estrategicamente colaboradores, recursos e atividades de modo que a empresa consiga atender às demandas internas e externas da melhor maneira possível. Para isso, é necessário ter uma visão global da organização, para que ela seja entendida no seu todo, e uma visão pormenorizada de cada setor, para que falhas estratégicas ou de gestão sejam identificadas. Ao fim dessa análise, geral e específica, será possível empreender ações inteligentes e certeiras para que toda a organização trabalhe e funcione de forma otimizada sem que o negócio seja afetado negativamente.

Dentre os imperativos geralmente identificados numa análise empresarial de instituições financeiras e de bancos, estão: a necessidade de trazer mais rapidez e expertise para área; redução de custos operacionais para priorização de investimentos estratégicos; contratação de especialistas atuantes nas áreas de ação do negócio. Os desafios são inúmeros, mas resolvê-los não é impossível quando existem parceiros que podem colaborar efetivamente com as atividades e com a gestão da empresa. Embora muitos tenham receios – geralmente infundados – a respeito do âmbito da terceirização de serviços, esse é um campo que torna possível às organizações responder a tais imperativos.

Quando se fala em bancos e instituições financeiras, as soluções de Facilities, ofertadas pela terceirizadas podem ajudar na otimização do negócio e também no crescimento gradativo da empresa. Serviços como segurança privada, limpeza, manutenção, recursos humanos e outras diversas atividades são delegados a uma empresa comprometida com resultados e com a qualidade, enquanto as ações referentes ao cerne do negócio podem ser geridas com mais tranquilidade e foco. Quer saber como? Continue lendo nosso artigo e descubra algumas das vantagens que a terceirização oferece.

 

Aumento de produtividade

 

A produtividade é um fator importante no setor financeiro, visto que as empresas desse ramo comportam um ritmo acelerado de solicitações, operações e atividades. Em razão desse grande fluxo de tarefas, os funcionários internos dessas organizações precisam de foco para se dedicarem efetivamente aos processos e conseguirem desempenhar um bom trabalho. Nesse sentido, ao incorporar os serviços de facilities de uma empresa terceirizada, o tempo despendido com atividades extras – que nada tem a ver com o cerne do negócio – será revertido em dedicação exclusiva dos colaboradores às áreas que realmente interessam.

Para isso, como foi falado anteriormente, é importante fazer uma listagem de todas as tarefas desempenhadas na organização para que, por meio dela, sejam identificados quais serviços podem ser terceirizados. Ao delegar tarefas, que antes eram responsabilidades e preocupações extras dos funcionários, para uma terceirizada, torna-se possível: aumentar os desafios e direcionar os esforços desses colaboradores; alcançar as metas com mais rapidez e eficácia; e aumentar os números do negócio.

 

Redução de custos operacionais e priorização de investimentos estratégicos

 

Imagina-se que os bancos e instituições financeiras, por terem um contato mais direto com operações financeiras, têm verbas infinitas para investirem nos seus negócios. Entretanto, a realidade não é exatamente essa. Para que investimentos sejam efetivados, é necessário reduzir custos e ter uma estratégia bem definida para que a verba disponível consiga ser bem aplicada.

Com a contratação de serviços de uma terceirizada, os custos operacionais são drasticamente reduzidos. Despesas trabalhistas, por exemplo, exigem uma boa parte do orçamento de uma empresa. Ademais, processos como seleção de funcionários, treinamento adequado, compra de materiais e uniformes, entre outras ações, despendem tempo e dinheiro que poderiam ser utilizados em outras áreas mais essenciais ao negócio, próprias do ramo financeiro. Ao se realizar uma parceria com uma terceirizada que oferece serviços de Facilities, esse tipo de atribuição passa a ser da contratada. Assim, a instituição financeira ou o banco tem muito mais autonomia para investir em setores centrais e, ao mesmo tempo, a qualidade na prestação dos serviços é mantida e, até mesmo, expandida.

 

Contratação de especialistas atuantes nas áreas de ação do negócio

 

Outra vantagem adquirida com a contratação de serviços de Facilities, é que os colaboradores da terceirizada tem um alto nível de capacitação. Isso faz com que os processos sejam realizados com total eficiência e o negócio conte com uma mão de obra completamente especializada e qualificada. Com profissionais bem preparados, a organização não precisará interferir ou direcionar recursos para o treinamento ou formação dos mesmos, pois isso será efetuado pela terceirizada: empresa comprometida e focada na expertise de suas funções.

Ao mesmo tempo, os recursos da organização, destinados à contratação interna e capacitação de funcionários relacionados ao cerne do negócio, poderão ser empregados de forma estratégica. Assim, tanto os serviços desempenhados pela terceirizada, quanto as atividades internas, realizadas pela empresa, terão qualidade, expertise e foco. Como resultado, os negócios do banco ou da instituição financeira poderão prosperar e clientes, colaboradores e parceiros terão suas necessidades plenamente atendidas.

 

Comentários

comentarios

Contato