Você conhece os principais serviços de segurança patrimonial?

Qual a importância os serviços de facilites nos bancos e nas instituições financeiras?
06/07/2018
Terceirização pode ser a solução para tirar sua empresa da crise
18/07/2018

 Com o desenvolvimento e crescimento acelerado das cidades, a vida urbana sofreu alterações consideráveis. Ao estarem em grandes centros, repletos de organizações de diferentes setores, as pessoas têm mais comodidade e facilidade para solucionarem suas necessidades rapidamente. Entretanto, para além do conforto de viver em grandes cidades equipadas com todos os tipos de serviços, a população agora tem que conviver com o aumento da violência e da insegurança. Pois, a criminalidade acompanhou a expansão das cidades e tem causado alguns transtornos tanto para as pessoas, quanto para as organizações.

Neste contexto, surge a necessidade de maiores investimentos na área de segurança patrimonial, para que bens e sujeitos sejam resguardados. Esse âmbito envolve, principalmente, a preservação e proteção dos bens de uma determinada organização e, consequentemente, garante que o negócio continue em seu ritmo normal. Além disso, a proteção patrimonial possibilita que profissionais, clientes e pessoas, em geral, possuam mais tranquilidade ao circularem pela empresa.

Ultimamente, em razão do contexto mencionado acima, muito tem se falado sobre a segurança patrimonial. Mas, você sabe quais são os principais serviços englobados por essa área? E também: você sabe onde e por que esses serviços são necessários? Continue lendo nosso artigo e tire suas dúvidas sobre o assunto.

 

Porteiros

 

Esse tipo de colaborador geralmente está alocado em locais como faculdades, escritórios, prédios empresariais, condomínios, apartamentos particulares, entre outros.  Tal profissional tem diversas responsabilidades que se relacionam tanto à manutenção, quanto à segurança dos locais citados. Dentre as funções desempenhadas pelo porteiro estão: realização do patrulhamento de vigilância, acompanhamento dos visitantes e controle do fluxo de pessoas que adentram os edifícios.

Por estarem sempre próximos à entrada principal dos prédios, os porteiros constituem a primeira camada de proteção desses locais. Pois, eles têm o conhecimento de quem são os frequentadores rotineiros e de quem são os visitantes do edifício, fato que os deixa aptos para emitirem e controlarem as credenciais de entrada. Como auxílio a esse trabalho, os porteiros têm a possibilidade de utilização de circuitos fechados de televisão, equipamentos que permitem a realização do monitoramento dos arredores e dos interiores do local.

Esse tipo de serviço se faz necessário, principalmente, pois são os porteiros que, por meio da patrulha local e do controle de acesso dos visitantes, se certificam que o prédio, os equipamentos e as instalações estão protegidos. Por isso, é importante que esse profissional seja bem treinado e instruído para que consiga executar suas atividades com cautela, atenção e zelo.

 

Vigilantes e vigias

 

Os serviços de vigilância são tão comuns quanto as atividades de portaria. O vigia e o vigilante têm sob sua custódia a proteção e vigilância das pessoas e dos bens materiais. Sendo assim, o papel desses profissionais é manter o ambiente seguro e livre de eventos que possam prejudicar a integridade dos que estão sob sua vigilância. Muitos fazem confusão na hora de diferenciar as funções do vigia e do vigilante, pois os dois cumprem basicamente o mesmo papel. O que os diferencia é que o vigilante tem autorização e a capacitação necessária para o uso de armas de fogo, podendo atuar em locais que demandam uma proteção mais elevada, como é o caso das instituições financeiras. O vigia, por sua vez, não tem a mesma qualificação e por isso limita-se a trabalhar em instituições que não exigem o uso de tais instrumentos.

Ao desempenhar sua função, o vigilante e o vigia têm a autoridade para prender e de disponibilizar às autoridades os criminosos, juntamente com os instrumentos utilizados para a prática do delito. Além disso, esses profissionais podem denunciar sujeitos que cometerem infrações em geral, incluídas as transgressões realizadas no âmbito administrativo. Assim, a presença dos vigias ou dos vigilantes se faz um útil recurso às instituições, visto que os mesmos garantem que os bens e as pessoas estarão seguros e que os praticantes de delitos responderão por seus crimes.

 

Escolta armada

 

A escolta armada é um serviço de alta periculosidade. Sendo assim, deve ser realizada por pessoas altamente treinadas e formadas, pois na prática dessa atividade será necessário o uso de armas de fogo. A proteção fornecida por esse serviço geralmente é necessária para transporte de valores, incluindo bens como produtos, dinheiro, equipamentos, pessoas, entre outros. Sendo assim, as principais organizações que buscam a escolta armada são os bancos e as instituições financeiras.

Ao contrário do que se imagina, a escolta armada tem um caráter preventivo. Por isso, é planejada com antecedência e é executada por meio de técnicas avançadas de segurança. O principal objetivo desse serviço de segurança patrimonial é inibir ações criminosas ou qualquer outro tipo de eventualidade que possa ameaçar a integridade física do bem que está sendo transportado. O carro-forte, veículo utilizado para execução dessa atividade, é protegido por profissionais capacitados e, assim, pode abastecer caixas eletrônicos ou levar documentos importantes, por exemplo, com segurança e tranquilidade. Vale ressaltar que o profissional que atua na escolta armada deve, obrigatoriamente, estar em dia com a Carteira Nacional de Vigilante (CNV).

Faz-se necessário o uso desse tipo de serviço, principalmente, para que os bens da organização cheguem ao seu destino de forma segura. Com a execução de ações de precaução, tornam-se evitáveis os eventos de conflito que possam colocar em risco a vida de pessoas ou a integridade das propriedades transportadas.

 

Monitoramento de câmeras

 

O departamento de monitoramento de câmeras é um tipo de serviço que fornece um grande apoio à segurança das organizações. Diferentemente das funções citadas acima, esse serviço de segurança patrimonial tem o objetivo exclusivo garantir apoio ao restante das equipes de segurança. Assim, porteiros, vigias, vigilantes e a equipe de escolta armada têm a possibilidade de planejarem e executarem suas ações de forma assertiva, segura e eficaz.

O que garante que esse serviço seja realizado de forma eficiente é o uso da tecnologia que, atualmente, têm evoluído e dado mais comodidade aos profissionais e também às pessoas que transitam pelo local que está sob vigilância. O porteiro, com seu sistema interno de televisão, tem consigo um instrumento útil de trabalho, mas o monitoramento de câmeras é mais abrangente que esse sistema. Por isso, a existência de um instrumento não anula a necessidade do outro, pois ao possuir um serviço de monitoramento completo a organização adquire uma série de opções que garantirão uma cobertura completa de segurança.

Como se percebe, a contratação desse serviço, que também é uma estratégia, pode ser essencial e benéfica para diferentes tipos de organizações. Entretanto, para que ocorra da forma desejada, é necessário ter em mente que sua eficácia está diretamente ligada à sintonia entre ele e demais equipes que atuam na segurança patrimonial do local.

 

Como posso ter serviços de segurança patrimonial em minha organização?

 

Como foi visto, para a contratação de serviços de segurança patrimonial, é sempre importante considerar que os profissionais das equipes de segurança precisam ser bem capacitados e treinados para que suas ações sejam executadas da forma mais correta e assertiva possível. Sendo assim, é primordial conhecer e confiar na empresa que fornecerá tais serviços. Com a ajuda da fornecedora, você pode definir quais tipos de segurança patrimonial são ideais para sua empresa, bem como identificar quais medidas devem ser tomadas para que o negócio mantenha-se seguro constantemente.

A RBW tem um corpo de funcionários altamente treinado e qualificado para a prestação de serviços de segurança patrimonial e tem atendido clientes de destaque em diferentes segmentos do mercado. Não a segurança da sua empresa para depois, pois os prejuízos podem causar muitas dores de cabeça ou até mesmo irreparáveis. Conte com a RBW. Ligue para (19) 3404-8300 e juntos poderemos encontrar a melhor solução para garantir a proteção do seu patrimônio.

Comentários

comentarios

Contato